Acerca de mim

A minha foto
A SETA - Sociedade Portuguesa para o Desenvolvimento da Educação e do Turismo Ambientais é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) com o estatuto de Associação fundada em 24 de Fevereiro de 2005, inscrita no IA. Vai servir este blog para partilharmos os nossos "Feitos" enquanto "Setistas" umas vezes "se/atisfeitos", outras nem tanto...

14 março, 2010

Vamos Limpar Portugal - Necropole Carenque

Dia 20 de Março...
Vamos Limpar Portugal!


Viver Cidadania !

Alguém faz o lixo !

Esse é um acto de ausência de cidadania, de falta de respeito pelos outros e de incapacidade de viver em comunidade. Todos sabemos que existem locais próprios para a deposição correcta dos resíduos. Por isso o desconhecimento ou o descuido não podem ser considerados desculpa para estes actos.

A Necrópole de Carenque é dos vestígios mais antigos da presença humana no concelho da Amadora, na região de Lisboa e em Portugal. Estes documentos históricos ajudam-nos a conhecer as nossas raízes e a alicerçar a cultura das sociedades humanas como a nossa.Em lugar de correctamente divulgada, com o plano de visitas a entrar nos roteiros turísticos e culturais da região e do país, ela é pouco conhecida, possui uma zona de protecção pouco respeitada, está insuficientemente divulgada e …

… à sua volta existem despejos clandestinos de lixos.

A supressão desses lixos não vai resolver todos os problemas, pois a propriedade é particular, não existem estacionamentos adequados nas suas imediações, o percurso desde a via principal até à jazida não está paisagisticamente melhorado e o local não é convidativo.

Muito ficará por fazer.

Mas o lixo… puxa mais lixo.

A sua eliminação poderá evitar que mais lixo ali seja depositado.

A nossa acção pode chamar a atenção do público e das autoridades para a necessidade de se conferir ao espaço limítrofe o valor que as Grutas artificiais de Carenque merecem…

Por isso, a SETA vai limpar Carenque !

Venham daí connosco !


Encontrar-nos-emos às

9:00 – Na Junta de Freguesia da Mina, na Estação de Caminhos de Ferro da Amadora

Deslocar-nos-emos para o local e…

Vamos dividir-nos para removermos todos os resíduos que pudermos.

Contamos terminar cerca das 13:00

Depois faremos um Pic-nic e às

14:00 – Visitaremos a Necrópole de Carenque para conhecermos e entendermos a razão de toda esta actividade.

Terminaremos cerca das 17:00 horas

E regressaremos a casa, conscientes de que fizemos mais uma tentativa para melhorar a Qualidade do Ambiente que nos rodeia…


Inscrições:

SETA - Soc.Port. para o Desenvolvimento Educação e Turismo Ambientais
Portuguese Society for the Development of Environmental Education and Eco-Tourism

josebarros.fmm@gmail.com elisabeteascensao@gmail.com

Lisboa - Portugal
Tel. + 351 96 4517120 setaportugal@gmail.com

http://www.seta.org.pt

Se puder, traga consigo já o material de protecção que possuir: luvas, máscaras para o pó, colete reflector, algumas ferramentas simples que possam ajudar à manipulação dos resíduos…

Traga roupa forte e que possa sujar e bom calçado, de preferência botas…

A organização não se responsabiliza pelos acidentes, por isso tenha todos os cuidados com a sua segurança, enm particular se antever alguma possibilidade de risco proveniente dos resíduos a manipular.

Existe um seguro de Acidentes Pessoais oferecido pela Companhia de Seguros Tranquilidade, mas para o efeito necessitamos de ter as inscrições efectuadas até dia 17 de Março.







2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.