Acerca de mim

A minha foto
A SETA - Sociedade Portuguesa para o Desenvolvimento da Educação e do Turismo Ambientais é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) com o estatuto de Associação fundada em 24 de Fevereiro de 2005, inscrita no IA. Vai servir este blog para partilharmos os nossos "Feitos" enquanto "Setistas" umas vezes "se/atisfeitos", outras nem tanto...

19 janeiro, 2009

Os Caretos de Podence




Já muitos ouviram falar dos Caretos de Podence.


Não iremos somente ao Carnaval dos Caretos.


Iremos para a Terra Fria (fria, repita-se) no Inverno!

Mas será uma viagem da mais diversificada oferta:Com sorte ainda veremos amendoeiras em flor, pelo caminho veremos muitos dos mais belos e agrestes castelos de fronteira, e enamorar-nos-emos das suas estórias e lendas, visitaremos a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, e passearemos quiçá pela última vez por dois dos vales mais belos e selvagens de Portugal: o do Tua e o do Sabor.


Claro que alguns se recordam, mas será um óptimo motivo para relembrarmos os castelos de Marialva, Longroiva, Castelo Melhor, Pinhel, Almeida, Castelo Novo, …um verdadeiro itinerário…


Encontro: Benfica junto ao C.C.Fonte Nova, frt Esc.Sec.Benfica 7:00 de 21 de Fevereiro
Final: O mesmo 23:30 de 24 de Fevereiro
Tipo de Percurso: Quatro dias em autocarro, alguns trajectos de comboio (?) e visitas a pé
Dificuldade: Fácil pelas distâncias a pé, média pela distância percorrida de autocarro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Já estou a pensar onde adquirir os chocalhos para particip+ar na festa. Não há frio que resista ao calor dos Setistas!

Lavandula angustifolia disse...

Cuidem-se. Os caretos de Podence não são nada meigos...Correm pelas ruas atrás das mulheres, sobretudo se são novas e solteiras, para "chocalhá-las", quer dizer, abraçam-nas "lateralmente e, com movimentos rápidos de semi-rotação da cintura" fazem com que "os chocalhos que transportam à cinta lhes batam repetidamente nas nádegas, transformados em verdadeiros chicotes. Com tal ímpeto o fazem, que por vezes os sinais dos chocalhos são bem visíveis na pele das raparigas, marcadas com nódoas negras."
Não se assustem, eles poupam as turistas, como convém. Mas vão brincar muito.

Anónimo disse...

É bem verdade o que a Lavavdula disse. As turistas são poupadas mas não se livram de ser chocalhadas.Eu estive lá ,vi e senti!