Acerca de mim

- Setisfeitos
- A SETA - Sociedade Portuguesa para o Desenvolvimento da Educação e do Turismo Ambientais é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) com o estatuto de Associação fundada em 24 de Fevereiro de 2005, inscrita no IA. Vai servir este blog para partilharmos os nossos "Feitos" enquanto "Setistas" umas vezes "se/atisfeitos", outras nem tanto...
06 dezembro, 2009
07 novembro, 2009
EARTH SONG
A letra fala de desmatamento, sobrepesca e poluição, e, por um pequeno detalhe, nunca chegámos a ter oportunidade de o assistir na televisão.
O Detalhe: "Earth Song" nunca foi lançada como single nos Estados Unidos, historicamente o maior poluidor do planeta. Por isso a maioria de nós não teve acesso ao clip.
02 novembro, 2009
18 outubro, 2009
350.org
O movimento 350 pretende sensibilizar cidadãos e pressionar governantes e decisores políticos à tomada de medidas no sentido de baixar o CO2 existente na atmosfera para 350 partes por milhão.
Actualmente, a quantidade existente é de 390 partes por milhão, na Revolução Industrial a relação era de 260 partes por milhão.
Muitos cientistas estão convencidos que 350 é o valor que permite a reversibilidade da maior parte das alterações climáticas já em curso e se nada se fizer dentro de pouco tempo os valores agora existentes tornarão a situação irreversível. O pior é que, a não serem tomadas medidas a quantidade de CO2 existente, vai aumentar.
Porquê dia 24 de Outubro?
Porque dia 24 de Outubro é o dia das Nações Unidas (fundadas a 24 de Outubro de 1945). Por isso se transformou este dia no dia das acções climáticas.
Mas também porque em Dezembro vai decorrer em Copenhaga, na Dinamarca um Congresso da ONU sobre o ambiente e pretende-se que sejam tomadas decisões corajosas e determinadas para a redução dos níveis de CO2 da atmosfera para 350 partes por milhão.
Inscreve-te numa acção perto de ti!
14 outubro, 2009
350
12 outubro, 2009
03 setembro, 2009
"Projecto Limpar Portugal"

Como puderam verificar no filme disponível no YouTube da última notícia, a Estónia conseguiu congregar esforços e limpar o país de todos os seus lixos num só dia.
Se ainda não viu o filme vá ver porque vale a pena.
É uma lição de civismo e cidadania por uma causa que é de todos.
Em Portugal, um grupo de pessoas acredita ser possível uma acção idêntica e pôs mãos à obra para criar o “Projecto Limpar Portugal”
Na página oficial do evento http://www.limparportugal.org, pode ver como nasceu o projecto e as linhas orientadoras do mesmo.
Por ser recente, (pouco mais de um mês) esta iniciativa ainda conta com poucos apoios e entidades associadas.
Tendo o nosso país condições naturais de excelência não podemos ficar indiferentes ao lixo que vemos invadir, por descuido, inércia ou má fé as praias, colinas, ribeiras, ou florestas que nos rodeiam.
Viver em locais permanentemente invadidos por lixo condiciona o nosso modo de estar em sociedade, angustiando-nos e frustrando atitudes que se querem saudáveis e equilibradas.
A SETA quer associar-se a este projecto e criou um grupo no endereço http://limparportugal.ning.com, com o nome SETA, ao qual convidamos os nossos associados, amigos, conhecidos ou momentâneos leitores a aderir.
O dia proposto pela organização do “Projecto Limpar Portugal” é 20 de Março de 2010.
O local proposto pela SETA é Carenque, no Concelho da Amadora.
· A conduta das Águas Livres teve origem na Barragem romana situada no vale da ribeira de Carenque sai da Mãe-d´Água Velha, construída na margem direita da mesma. Esta ribeira encontra-se assaz conspurcada;
· A necrópole de Carenque, monumento classificado mas também crucificado ao lixo envolvente;
Estes locais desafiam-nos por serem zonas de forte impacto histórico e ambiental onde a nossa intervenção pode fazer a diferença.
Acreditamos que este projecto é possível. Passemos a palavra e, após isso, à acção!

12 julho, 2009
07 junho, 2009
Home - O mundo é a nossa casa
Já podes ver o filme, até 14 de Junho, aqui:
http://www.youtube.com/homeproject
Versão em português, mas sem ser em HD, aqui:
06 junho, 2009
18 maio, 2009
10 maio, 2009
Minas do Lousal

Ao Sul de Grândola fica uma das mais produtivas partes da Faixa Piritosa Ibérica que se estende ao longo de 250 Km desde o Sado até ao Guadalquivir.
As Pirites começaram por revelar Cobre mas mostraram-se economicamente ainda mais interessantes com a extracção do Volfrâmio.
Tal como já verificámos noutras minas alentejanas (as de São Domingos), a variação dos preços dos materiais retirados torna-as exigentes na extracção ou adormecidas e aguardando novos períodos de alta. Com essa necessidade vêm ou vão as populações… Com 167 habitantes em 1911, o Lousal chegou a ter 1906 habitantes em 1960. Mas em 1991 já só tinha 679…
Musealizado o espaço, a nossa visita pretende mostrar um bom exemplo de Arqueologia industrial, numa paisagem muito bela, “ensinando-nos” algo da Geologia do nosso país e homenageando os “homens – toupeiras” que aqui viveram uma vida de trabalho.
Encontro: Benfica junto ao C.C.Fonte Nova, frt Esc.Sec.Benfica: 8:00 horas
Tipo de Percurso: 1 dia completo de autocarro com um pequeno percurso a pé
Dificuldade: Fácil quer pela distância a pé, quer pela curta distância percorrida de autocarro.
22 abril, 2009
09 abril, 2009
A todos os amigos desejos de uma óptima Páscoa!
21 março, 2009
15 março, 2009
Instantâneos de uma viagem
07 março, 2009
Capitais Europeias III – BERLIM
Dificuldade: como percurso urbano que é torna-se um pouco fatigante pelo que andaremos a pé. Mas, quando cansados, podemos sempre regressar ao Hotel
28 fevereiro, 2009
Trás os Montes e Caretos em Podence
Ver o site oficial dos Caretos de Podence
...e lá passámos por todo o tipo de castelos, pomares, rios, ribeiros e riachos, enchendo os olhos, o coração e a alma, com as paisagens montanhosas e deslumbrantes de Trás os Montes.
Esta família da SETA
passa o tempo a bulir,
bem não está a chegar
e já pensa em partir.
Gira sempre acompanhada
por distinto “professor”
que sabe tudo de tudo
só se confunde na cor. (malandrice…)
— Meninos, eduquem bem
o olhar e o sentir
aqui: — derrames das rochas
ali: — Natureza a abrir!
Olhem que bonitos são
o Sabor, o Tua, o Douro!...
Reparem naquele canhão,
nestas matas ribeirinhas,
nos carvalhos, nos salgueiros,
salicárias, vimieiros,
freixos, zimbros, amieiros,
nas toiças dos castanheiros
e nos socalcos das vinhas…
Mais… na linda passarada
com gorjeios de encantar,
voo rápido, emplumada
de espécie variada
— Estava aqui, voou p’áli
—Faz o grupo alvoraçar…
E as amendoeiras florindo
p’la serra acima subindo!?... (malandrice…)
A Natureza é um tesouro!...
Tanta beleza inebria,
até um cego a veria!... (malandrice…)
Já todos de papo cheiro
de diversão e ciência,
passeados, “chocalhados”,
sem tédio, nunca cansados,
chegámos à procedência.
Tina Jorge
19 janeiro, 2009
Os Caretos de Podence
