Vá a uma loja de Comercio Justo!
O que são?
Vendem produtos da agricultura biológica, como café, chá, chocolates, açúcar, cereais, massas, mel e rum, assim como artesanato de vários pontos do globo, nos mais diversificados materiais, como a corda, madeira, osso, chifre, cobre e prata.
Preocupam-se com a justiça e igualdade nas trocas comerciais entre os países ricos do Norte e os países pobres do Sul.Um dos seus objectivos é o «desenvolvimento sustentável para produtores excluídos e desfavorecidos». Por isso asseguram o pagamento de um preço justo ao produtor e adiantado até 60 por cento, condições laborais dignas, respeito pelo meio ambiente e investimento dos resultados em prol da população.
As importadoras e as lojas pertencentes ao Comércio Justo, «reduzem as suas margens para que o preço de venda ao público seja competitivo» e rejeitam a utilização, tanto no processo produtivo como na distribuição, de mão de obra infantil. Acresce o facto de estabelecerem relações comerciais baseadas «no entendimento directo, no respeito mútuo e em valores éticos que incluem aspectos sociais e ambientais».
As 10 regras do Comércio Justo :
> Redução da cadeia de intermediários
> Pagamento de um preço justo ao produtor
> Condições laborais dignas
> Sem descriminação de sexo, raça ou religião ...
> Condena qualquer forma de exploração de trabalho infantil
> Pagamento adiantado da mercadoria (até 60 %)
> Investimento dos resultados em benefício da população
> Respeito pelo meio ambiente
> Produtos de qualidade.
Projectos em que vale a pena acreditar e promover.
Veja algumas das lojas:
Sem comentários:
Enviar um comentário