Acerca de mim

A minha foto
A SETA - Sociedade Portuguesa para o Desenvolvimento da Educação e do Turismo Ambientais é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) com o estatuto de Associação fundada em 24 de Fevereiro de 2005, inscrita no IA. Vai servir este blog para partilharmos os nossos "Feitos" enquanto "Setistas" umas vezes "se/atisfeitos", outras nem tanto...

19 dezembro, 2007

Neste Natal...

Vá a uma loja de Comercio Justo!
O que são?

Vendem produtos da agricultura biológica, como café, chá, chocolates, açúcar, cereais, massas, mel e rum, assim como artesanato de vários pontos do globo, nos mais diversificados materiais, como a corda, madeira, osso, chifre, cobre e prata.


Preocupam-se com a justiça e igualdade nas trocas comerciais entre os países ricos do Norte e os países pobres do Sul.Um dos seus objectivos é o «desenvolvimento sustentável para produtores excluídos e desfavorecidos». Por isso asseguram o pagamento de um preço justo ao produtor e adiantado até 60 por cento, condições laborais dignas, respeito pelo meio ambiente e investimento dos resultados em prol da população.


As importadoras e as lojas pertencentes ao Comércio Justo, «reduzem as suas margens para que o preço de venda ao público seja competitivo» e rejeitam a utilização, tanto no processo produtivo como na distribuição, de mão de obra infantil. Acresce o facto de estabelecerem relações comerciais baseadas «no entendimento directo, no respeito mútuo e em valores éticos que incluem aspectos sociais e ambientais».

As 10 regras do Comércio Justo :

> Redução da cadeia de intermediários
> Pagamento de um preço justo ao produtor
> Condições laborais dignas
> Sem descriminação de sexo, raça ou religião ...
> Condena qualquer forma de exploração de trabalho infantil
> Pagamento adiantado da mercadoria (até 60 %)
> Investimento dos resultados em benefício da população
> Respeito pelo meio ambiente
> Produtos de qualidade.



Projectos em que vale a pena acreditar e promover.


Veja algumas das lojas:


Sem comentários: