Acerca de mim

A minha foto
A SETA - Sociedade Portuguesa para o Desenvolvimento da Educação e do Turismo Ambientais é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) com o estatuto de Associação fundada em 24 de Fevereiro de 2005, inscrita no IA. Vai servir este blog para partilharmos os nossos "Feitos" enquanto "Setistas" umas vezes "se/atisfeitos", outras nem tanto...

25 novembro, 2007

A Quinta da Regaleira






Neste fim de semana, um grupo Sábado, outro Domingo, dado o volume de gente interessada na actividade, fomos passear a Sintra. Quinta da Regaleira, Palácio de Monserrate, Piriquita e outros pormenores faziam parte dos nossos planos.
Tivemos um tempo fantástico! (verificar na luminosidade das fotos e nos magnificos tons outonais que conseguimos fotografar, quando não com a máquina, com a memória que nos vai aquecer a alma ao recordarmos o que vimos, nos dias frios que se avizinham...)






“Mansão Filosofal” é a pragmática designação atribuída à Quinta da Regaleira edificada entre 1904 e1910.

A magnífica traça do edifício, que saiu do “risco” do cenógrafo Luigi Manini, foi implantado num dos mais privilegiados locais lusos — Sintra que, desde a sua origem, se prende às mais nebulosas tradições e saborosas lendas devido à sua potencial e mítica geografia sagrada. Indispensável será talvez incluir a serra de Sintra, entre aquelas que, «entendidas em muitas crenças como a característica da terra que mais perfeitamente aspira a atingir o céu, as montanhas são com frequência consideradas sagradas e geralmente vistas como a morada dos deuses»[1] e talvez Sintra seja também considerada terra sacratíssima como bem o traduz a tradição mitogénica lusíada, ou então como é (re)velado num poema de Fernando Pessoa, ao qual muito a propósito se associa a serra de Sintra ao “Monte Abiegno”: «À sombra do Monte Abiegno / Repousei porque abdiquei (...) / Quem pode sentir descanso / Com o Castelo a chamar? (...) / Mas por ora estou dormindo»[2].

Maria Augusta Araújo

[1] Caroline Humphrey . Piers Vitebsky, Arquitectura Sagrada, col. Temas & Debates, 1997, p. 22 e segs.
[2] Cf. José Manuel Anes, “Os Mistérios de Pessoa Oculto”, in Portugal Misterioso, Selecções do Reader´s Digest, Lisboa, 1998, pp. 274 - 277.
O Portal dos Guardiães

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi realmente um dia fantástico ! A natureza em Sintra tem uma energia que nos enche a alma. Gostei do que aprendi na Regaleira, curiosoa a interligação entre religiões e a forma como nos foi apresentada.
Obrigada pela prontidão com que actualizas este blog.
Bjinho