Acerca de mim

A minha foto
A SETA - Sociedade Portuguesa para o Desenvolvimento da Educação e do Turismo Ambientais é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) com o estatuto de Associação fundada em 24 de Fevereiro de 2005, inscrita no IA. Vai servir este blog para partilharmos os nossos "Feitos" enquanto "Setistas" umas vezes "se/atisfeitos", outras nem tanto...

16 fevereiro, 2007

O robot ambiental


O desenvolvimento do personagem-robô "Ed" feito pela Insite para a Petrobras envolveu uma equipa multi-disciplinar de especialistas em diversas áreas como Inteligência Artificial, Computação Gráfica, Linguística, além de um grupo de escritores, profissionais da área de petróleo, gás e energia e até uma psicóloga.

O objectivo do projecto foi criar para o cliente (CONPET/Petrobras) um personagem virtual capaz de conversar com os utilizadores do site, em português, como se fosse um personagem real. Assim surgiu a idéia de criar um personagem que fosse um
Robot voltado para o público infanto-juvenil, capaz de ensinar, divertir e responder a questões relacionadas com os assuntos de utilização racional dos derivados do petróleo e do gás natural, preservação de energia, meio ambiente, projectos e conselhos sobre economia.

Para realizar este projecto, a Insite utilizou técnicas de inteligência artificial aperfeiçoando o software InBot, que tem vindo a ser desenvolvido pelo Grupo de Linguística da Insite desde 1998.

Sem comentários: